sábado, 7 de março de 2009

O Prosa Musiqueira

Flaubiano Lima recebendo o prêmio pela "Fábula dos Gansos"

Mais um belo e qualificado blog no ar. Trata-se do "Prosa Musiqueira" , do meu colega e amigo Flaubiano Lima. No seu Post inaugural, o Flaubiano nos rende uma bela homenagem, cuja transcrição faço a seguir:

"A criação deste BLOG é apenas uma forma de estar mais perto daqueles, com quem nos identificamos, através da música, da poesia e da cultura do Rio Grande. O objetivo final desta página é estar ENTRE PARCEIROS de uma forma mais efetiva, promovendo troca de experiências, conhecimentos e visões dos cenários onde desejamos nos inserir.
O primeiro "empurrão" para a decisão de enveredar pelo caminho dos blogueiros veio de um colega de trabalho estimado, que nos tem servido de exemplo para muitas coisas, apesar da amplitude das estradas que já tivemos o privilégio de percorrer: Álvaro Link e sua esposa Adelaide.
Eles resolveram fazer uma tropeada diferente, dessas que só os visionários são capazes de fazer. Se foram de moto por estradas desconhecidas, para enfrentar 13 mil quilômetros e chegar a USHUAIA, um lugar conhecido como o "fim do mundo" e isto, por si, já diz tudo.
Pois eles foram e voltaram, sob o olhar atento de Deus e compartilham esta experiência maravilhosa com o mundo em seu blog. A recompensa chega todos os dias: velhos e novos amigos batem na porta do seu endereço eletrônico para compartilhar esta experiência.
Este BLOG tem a influência direta do Álvaro. O padrinho desta modesta iniciativa.
A Tatiana, minha companheira inseparável de todas as horas é a inspiração para tudo. É a primeira a olhar as letras, a ouvi-las musicadas. É uma crítica importante destes caminhos musiqueiros que resolvi percorrer em 1981, lá na primeira SEARA DA CANÇÃO em Carazinho. Não foi diferente a sua influência, na tomada de decisão para criar este espaço."

O Flaubiano, é bom que se diga, é autor da melhor letra do Festival "O Rio Grande Canta o Cooperativismo". Nesta sexta-feira o Flaubiano me presenteou com o CD e o DVD do festival. Lá eu pude constatar que a briga foi feia, com outras tantas ótimas canções. Porém "A Fabula dos Gansos", a premiada música de Flaubiano, me desculpem os demais participantes do festival, é sem dúvida a mais linda, a mais poética e a mais profunda canção.
Em post posterior, assim que conseguir um arquivo com a música, tomarei a liberdade de postá-la aqui no blog. Vale a pena. Por hora confiram o "Prosa Musiqueira", do meu amigo Flaubiano Lima, que sem dúvida se consolidará em importante espaço para cultura musical gaúcha nativista.
Obrigado Flaubiano pela distinção e pela nomeação como padrinho do blog.
Vida longa e muito sucesso ao "Prosa Musiqueira".