segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Curta Metragem "Inca"

Pedro é um jovem brasileiro, que viaja sem destino pela América do Sul, em busca de um local para dormir, encontra uma antiga vila isolada no interior do Peru, onde fica por alguns dias. Lá conhece a menina Ester, o pai dela Raul, e a avó Cláudia. Momentos de descoberta, emoção, e colaboração. Numa viagem em busca por si mesmo, Pedro descobre que os lugares por onde passa, assim como ele, nunca mais serão os mesmos.

Esta é a sinapse do Curta metragem “Inca”, que participa do projeto chamado “histórias curtas”, que reúne as melhores produções audiovisuais do Rio Grande do Sul. Uma iniciativa muito legal patrocinada pela RBS TV, afiliada da Rede Globo aqui no Estado, que tem por objetivo apoiar os diretores e cineastas, na maioria iniciantes, na produção de curta-metragens selecionados e apresentados na TV, na programação local da RBS. O produto desta iniciativa são excelentes filmes, que merecem ser assistidos.

Pois, no último sábado ao meio-dia, horário em que se apresentam os curtas, fui surpreendido de forma positiva pelo filme “Inca”, que foi totalmente gravado no Peru, durante cinco dias, com a participação do ator porto-alegrense Eduardo Cardoso. As demais interpretações são feitas por não-atores que o diretor Bruno Carvalho selecionou nas próprias locações do curta.

Por que estou falando e compartilhando este curta metragem em um blog dedicado a Moto-viagem?
Por três motivos:

1° - Porque podemos ver (para quem já foi, rever) as magníficas paisagens do Peru, entre elas as cidades de Machu Pichu, Lima e o incrível povoado de Ollantaytambo, este último me impressionou por demais (veja aqui o relato da nossa passagem por Ollantaytambo), onde aliás, se passa boa parte da história. Todos, destinos míticos para os Motoviajantes. Poder rever estes lugares nesta produção gaúcha foi o maior barato.

2° - O filme conta também com uma motocicleta, que é importante para o encadeamento de diversas situações da história.

3° - O filme fala das inquietudes de um jovem em busca de si mesmo, em busca do seu lugar, da sua busca pelo auto-conhecimento, que se dá através de uma viagem sem destino pela América Latina. Situações, sentimentos e inquietudes que acompanham a maioria de nós, talvez por isto somos motociclistas viajantes.

Como os filmes são reproduzidos somente no RS, quem tiver o interesse de assistir a outros curtas do projeto, acesse o site do projeto e assita também outras excelentes produções, não só desta edição, mas também das edições passadas.

Bom filme. Espero que gostem:


Ficha Técnica:
Título Original: Inca;
Direção: Bruno Carvalho;
Roteiro: Bruno Carvalho, Edison Rodrigues, Felipe Rosa e Pedro Tergolina ;
Elenco: Eduardo Cardoso, Jaquelin Medrano, Hermitania Canal e Jose Luis Olivera;
Produtora: Matilha Filmes;
Realização: RBS TV;
Ano: 2011.