sexta-feira, 27 de julho de 2012

"Quebra-Ossos", a Primeira.


Texto de Jorge Andrei Santos Reis

Participei no último sábado de um evento de abertura à comemoração da semana do Motociclista na Tenda do Umbu, localizada no município de Picada Café/ RS cujo dia é comemorado hoje, 27 de julho, e observando a variedade de estilos de motos, me peguei  viajando  um pouco na história  do motociclismo, e  nada melhor do que voltarmos no tempo e relembrar de Gottlieb Daimler ( 1834-1900 ) nascido aos 17 dias do mês de março de 1834, na cidade de  Schorndorf  na  Alemanha, onde em 1885 o mesmo aplicou o 1º motor de combustão interna chamado na época de “Standurh” (relógio de pé), na criação de Jhon Kemp Starley chamada de “Rover Safety Bicycle”. Seu desempenho nas suas primeiras execuções tinham aproximadamente 1HP a 600RPM, quadro e rodas de madeira e raios do mesmo material e aros de ferro. Foi chamada na época de “quebra-ossos” devido ao rodar acidentado e trepidante.

A  fabricante DeDion-Bouton no ano de 1892 criou o 1º motor possível de ser produzido em série de quatro tempos e alta rotação que gerava até 0,5CV de potência. Fabricantes do mundo inteiro copiaram e usaram seu desenho  inclusive Carl Oscar Hedstron e George  M. Hendee fundadores da  americana Indian Motorcycle Company e William S. Harley e Arthur Davidson, fundadores também da americana Harley -Davidson, nomes  de fabricantes mais lembrados e de grande importância na história da motocicleta.

Importância na qual  não podemos deixar de citar a participação dessas fabricantes nas duas guerras mundiais, onde as motos eram elaborados especificamente para os soldados terem mais segurança no seu transporte, além de transportar  cargas.

E graças ao início dado no ano de 1885 e sua evolução nestes poucos mais de 100 anos de história, nós apaixonados pelo motociclismo, não imaginaríamos todo este avanço tecnológico que podemos desfrutar nas máquinas apresentadas nos dias atuais.

Parabéns a todos os irmãos motociclistas pelo nosso dia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esse designer inspirado em uma Moto  ficou fantástico

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação e opinião.